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Segundo diretor de TI da Security4IT, consumidores devem manter sistemas e antivírus atualizados e desconfiar de promoções que chegam via WhatsApp.

 

A Black Friday 2018 acontece no próximo dia 23 de novembro e deve movimentar 2,5 bilhões de reais, uma alta de 19% em relação a 2017, conforme estimativa do portal www.blackfriday.com.br, idealizador da promoção no país. No entanto, à medida que cresce a popularidade e os números da data promocional no Brasil, também aumenta por aqui o volume de tentativas de golpes e fraudes contra os consumidores.  

Por isso, separamos abaixo algumas dicas do diretor de tecnologia da companhia Security4IT, Rodrigo Souza, para evitar problemas nas compras on-line e aproveitar de verdade os descontos da Black Friday 2018. 

1–Mantenha seu sistema operacional e antivírus atualizados: as principais entradas para criminosos são brechas deixadas por sistemas de antivírus antigos ou desatualizados. Se não estiver com todas as atualizações em dia, esses programas não serão eficazes contra ameaças em seu computador ou smartphone.

2–Desconfie de promoções que chegam pelo WhatsApp: muitas vezes, criminosos copiam páginas de grandes varejistas para atrair consumidores e roubar dados pessoais e de cartões de crédito. Caso receba alguma promoção por meio de aplicativos de mensagens, desconfie! Busque saber se a promoção é legítima e prefira acessá-la pelo navegador, no e-commerce da loja, em vez de clicar diretamente o link enviado (que pode estar infectado ou direcionar para uma página falsa).

3–Verifique se o site em que você está navegando é seguro: todas as compras on-line devem ser feitas em sites que possuem um protocolo de segurança e um certificado HTTPS válido. Caso a loja em questão não tenha esse registro, o risco de fraude é maior. O navegador exibe a figura de um cadeado na barra de navegação que indica a idoneidade do site e o protocolo HTTPS garante que suas informações (por exemplo, senhas e números do cartão de crédito) permaneçam protegidos.

4–Busque referências dos sites onde pretende fazer compras: ReclameAqui e Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) são boas opções para verificar se aquela loja onde você está navegando é, de fato, uma empresa segura. Evite fazer compras em sites desconhecidos ou que apresentam reclamações de consumidores para não cair em fraudes de phishing, utilizadas pelos criminosos para obter informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias.

 

FONTE(S) IDGnow